Crianças em idade escolar

Estar na escola é um direito de toda criança desde o seu nascimento!


No Brasil, desde 2013, as crianças devem estar matriculadas na educação básica já aos quatro anos de idade. Esta é uma determinação legal que pode ser vista na Lei nº 12.796. Isto significa que, desde bem novas, as crianças já estarão em contato com outras crianças, crecheiras e professoras. Desta maneira, o estímulo proporcionado pelas interações geram um cenário favorável ao desenvovimento infantil.

Além disso, toda educação infantil brasileira deve ser pautada nos seguintes Princípios:
a) Princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;
b) Princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
c) Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

 

 

O sistema educacional brasileiro

Durante grande parte da vida das crianças, elas estarão na escola. Isto ocorre porque o sistema de ensino brasilero é divido em Educação Básica e Superior e, em todos, há oferta pública. Este fato se torna-se ainda mais válido (e atual) quando analisamos os indicadores de matrícula na educação infantil, que reúne creches e pré-escolas. Segundo os relatórios do Ministério da Educação.

(...) notamos um significativo aumento das matrículas na educação infantil, creche e pré-escola, que resulta do reconhecimento da importância dessas etapas para o desenvolvimento futuro da criança e dos esforços públicos para a ampliação da sua oferta.

Assim, da mesma forma que existe uma preocupação das agendas públicas e privadas no oferecimento de centros voltados à educação básica, percebe-se que a sociedade também coaduna com o tema. Isto é fundamental, pois as crianças de hoje serão os agentes do futuro que será realizado amanhã!

Ah, caso você tenha interesse em saber como o sistema educacional brasileiro está organizado, a imagem abaixo ajuda:

soucrianca educacao no brasil

 

Aspectos psicológicos

Antes mesmo de entrarmos nesta área, é importante o alerta: existem muitas teorias sobre o desenvolvimento infantil. Porém, durante as pesquisas feitas pelas Neurociências, nem todas elas encontraram evidências de sua efetividade. Desta maneira, elegemos, aqui, textos que apresentam as teorias de maior respaldo científico para. Esperamos, assim, difundir o conhecimento mais válido sobre infância. 

 

soucrianca enciclopedia A importância da primeira infância. Leia aqui.