Técnicas de estimulação

Técnicas de estimulação compreendem um conjunto de atividades que podem ser realizadas com crianças e que cientificamente têm efetividade na otimização dos processos cognitivos, emocionais, físicos e sociais infantis. Além disso, a aplicação das técnicas possibilita que os familiares (pais, mães, avôs) desenvolvam, gradualmente, uma maior autonomia no cuidado de seus filhos.

Desde o nascimento, as crianças recebem e interagem com informações ambientais. Quando as técnicas de estimulação são aplicadas, elas permitem que as crianças desenvolvam habilidades de uma maneira muito natural para entender e lidar com as situações e estímulos que encontram. É muito importante lembrar que as técnicas de estimulação não são técnicas de aprendizagem ou de ensino formal, mas, como diz o próprio nome, caracterizam-se como uma maneira de estimular o desenvolvimento infantil. 

Ter o conhecimento destas técnicas é ainda mais importante em países em desenvolvimento, como o Brasil. Nesses países, um grande número de crianças estão expostas a múltiplos fatores de risco nos primeiros 5 anos de vida. Isto inclui agravos à saúde, nutrição inadequada, baixos níveis de estimulação parental.

Além disso, apesar do desenvolvimento infantil ter marcadores bastante específicos e relacionados à idade, cada criança responde um pouco diferente a estes marcadores.

Para deixar isto bastante claro, preparamos uma Cartilha de Estimulação Infantil, que pode ser completamente baixada clicando aqui.

 

Para visualizar, você precisará ter instalado em seu computador um leitor de arquivos PDF. Para isto, clique aqui.