Jogo das Cartas Mágicas

O Jogo das Cartas Mágicas (JCM) (Pires, 2014; Uehara, Mograbi, Charchat-Fichman & Landeira-Fernandez, 2016) é realizado ema versão computadorizada para avaliar o funcionamento executivo infantil e sua autorregulação. Em especial, o jogo avalia o controle inibitório, a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva.
A proposta do JCM é fazer com que a criança auxilie o mágico a organizar suas cartas de acordo com as regras por ele pensadas, tais como através da dimensão (1) COR (apenas uma regra), (2) FORMA (uma nova regra) e por fim, (3) COR e FORMA (uso das duas regras concomitantemente).

O JCM foi composto por sete partes:
a) Tela inicial - botões para início do jogo, descrição sobre o jogo e créditos;
b) Identificação da criança - dados sóciodemográficos e referentes à aplicação;
c) Treinamento da tarefa - momento em que há a verificação da compreensão da regra pela criança e consequente, instrução sobre as teclas (Z, estímulo à esquerda, e M, estímulo à direita);
d) Jogo subdividido em três fases - versão padrão cor (fase 1) e forma (fase 2) e versão avançada cor e forma - borda (fase 3);
e) Feedback da criança - tela em que a criança fornece um retorno sobre o que ela achou do jogo;
f) Resultado geral - pontuação em cada fase do jogo em porcentagem; e
g) Observações do comportamento enviado pelo avaliador.

o JCM foi idealizado contendo uma temática básica e unificadora, para que futuros subtestes possam ter um mesmo pano de fundo por trás. Dessa forma, a temática escolhida foi o cenário circense, por não ser um ambiente estritamente feminino ou masculino, evitando assim algum viés de gênero. Além disso, esta temática possui elementos bastante coloridos e alegres, se apresentando de maneira amigável e proporcionado um cenário mais motivador e convidativo à criança. Posteriormente à escolha da temática do Jogo, foi iniciada uma extensa pesquisa iconográfica para elaboração dos elementos visuais (imagem do fundo da tela, desenhos a serem apresentados nas cartas, ilustração dos personagens, fonte utilizada nos textos), bem como elementos sonoros (música de entrada, prosódia e entonação desejada ao dublador), todos eles com intuito de alcançar uma melhor apresentação e imersão ao longo da realização do JCM.

 

Para fazer o download do jogo, clique aqui.